4 de maio de 2009

04/05/08 (1ª parte) - Belém

No nosso 4° dia em Portugal, fomos a Belém. Não... não é Belém, a capital do estado do Pará. É o bairro de Belém, em Lisboa, local onde éstão abrigados belíssimos monumentos e também muita história. Pegamos novamente o ferryboat, mas desta vez foi via Trafaria, próximo de Costa Caparica. Para isso, pegamos um ônibus até lá.

Amanheceu nublado. Já pensávamos que perderíamos os passeios por causa de uma possível chuva. Mas, mesmo assim, fomos.

Era um domingo e a entrada para todos os monumentos seria gratuita, exceto o Padrão dos Descobrimentos. Como somente abririam às 10h, ficamos um pouco na parte externa do Padrão dos Descobrimentos, tirand algumas fotos, e em seguida fomos em direção à Torre de Belém. Foi durante esses momentos que conhecemos "a tromba". Deixe-me explicar melhor: a tromba era a cara que a Karina fazia quando fica triste, chateada, com raiva... enfim, qualquer expressão da ciclicidade do astral. Isso decorreu de um pequeno estresse entre nós, mas que foi brevemente resolvido. Mas a fama da tromba ficou. Vocês verão nas fotos mais abaixo.

A Torre de Belém é um dos monumentos principais de Lisboa e de Portugal. por muitos anos, foi a fortaleza que protegia Lisboa de entradas clandestinas e possíveis ataques à cidade. Parece tão pequeno de fora que penso como aquela torre tão pequena defendia Lisboa. E defendia.

Em seguida, fomos para o Padrão dos Descobrimentos e pagamos 4 euros para subir nele. É u a bela vista que se tem lá de cima do Mosteiro dos Jerônimos, nosso próximo destino.

No caminho para o Mosteiro, passamos pela bela Praça do Império, onde Renato nos mostrou mais movimentos de yoga, sendo que desta vez não só foi fotografa, mas filmado (como vocês podem ver no próximo post).

A fachado do Mosteiro dos Jerônimos é fenomenal. Todo feito em um estilo chamado manuelino e meio gótico, a sua beleza é peculiar.

Aproveitamos, também, para logo visitar o claustro, já que também estava com entrada gratuita naquele domingo de manhã. 7 anos antes dessa minha nova visita, havia visitado o claustro, mas este estava em reforma. agora pude vê-lo pronto e pude me impressionar muito mais com aquela construção. Percebi que os demais estavam também impressinados com aquela construção. Lembro da Ana Paula extasida com a beleza do lugar, faldando que era "lindo demais". Nem sei se ela lembra disso. Até a tromba da Karina sumiu nesse lugar.

Ainda iríamos a Sintra. No caminho passamos pela frente do Palácio Nacional de Belém, que é a residência oficial do presidente da República.

Pegamos o trem rumo ao centro de Lisboa e depois o métro até a estação de trem de Sete Rios, de onde pegaríamos um trem para Sintra.

Veja o vídeo dos momentos em Belém:

Continua em: 04/05/08 (1ª parte) - Yoga do Renato (parte 2 - a missão)

Karina disse...

O Padrão dos Descobrimentos

homenageia todos aqueles que enfrentaram os oceanos e deram a Portugal, na época, o controle de praticamente metade do mundo. Em sua lateral estão representados marinheiros, navegadores, cartógrafos, estudiosos e todos aqueles que contribuíram para o que passou a ser conhecido como Era dos Descobrimentos.
Visto de longe o monumento tem a forma de uma gigantesca caravela com o escudo de Portugal nas laterais, tendo à frente uma figura do próprio D. Henrique, e em destaque o poeta Camões, segurando um exemplar de Os Lusíadas.
Mas o melhor de tudo é a vista que se tem de sua plataforma superior, onde apreciamos de cima uma vista global de Lisboa.
Abaixo situa-se a marina, e bem ao fundo a ponte 25 de Abril.
Na direção oposta ao Tejo pode ser apreciada a imponente fachada do Mosteiro dos Jerônimos e a imensa rosa dos ventos, decorando o piso frente à entrada do Monumento dos Descobridores.
A sensação que dava era de que estávamos fazendo o trajeto inverso daqueles mesmos navegadores que deixaram Portugal há tantos séculos para descobrir o Brasil. Quem sabe o Denny faz O Padrão dos Descobrimentos com os companheiros da nossa viagem que a cada dia tínhamos à alegria de viver pequenas e importantes descobertas que só numa viagem como essa são feitas rsrsrs.

Karina disse...

Vc não pode perder a oportunidade de experimentar o famoso pastelzinho de Belém também conhecido como pastel de santa clara ou pastel de nata. É uma delícia. Sempre compro qdo tem feira de artesanato internacional aqui em Brasília.